Atendimento

Direitos e Deveres dos Consumidores

Direitos:

  • Fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores com qualidade e continuidade asseguradas;
  • Executar, por sua opção, as obras necessárias ao seu fornecimento, com a devida participação financeira do concessionário;
  • Rever o contrato de fornecimento (consumidores em alta tensão), após implementar medidas de conservação de energia;
  • Ser informado, quando da efetivação do pedido de fornecimento, sobre as opções de faturamento que podem ser exercidas pela unidade consumidora;
  • As faturas devem conter informações sobre a qualidade do fornecimento, além de ser possível incluir a cobrança de outros serviços, desde que previamente autorizado pelo consumidor;
  • Solicitar a entrega da fatura em outro local que não a unidade consumidora, devendo arcar com eventuais custos adicionais;
  • Opção de seis (6) datas de vencimento da fatura, para a escolha do consumidor;
  • Quando houver pagamento em duplicidade da fatura, o concessionário deverá fazer a devolução até o próximo vencimento;
  • Ser avisado com 15 dias de antecedência no caso de suspensão do fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento;
  • Os consumidores que fazem uso de equipamentos vitais à vida humana que dependem de eletricidade deverão ser avisados sobre interrupções programadas, com antecedência mínima de cinco (5) dias úteis.


Deveres:

  • Observar as normas técnicas dos órgãos oficiais, do concessionário e da ABNT, com especial atenção aos aspectos de segurança;
  • Instalar em local adequado e de fácil acesso os dispositivos necessários para a colocação do medidor e equipamentos de proteção;
  • Manter sob sua guarda, na condição de depositário fiel e gratuito, os equipamentos de medição do concessionário;
  • As instalações elétricas internas da unidade consumidora que estiverem em desacordo com as normas deverão ser reformadas ou substituídas;
  • Declarar toda a carga elétrica que será utilizada na unidade consumidora;
  • Celebrar contrato de fornecimento ou de adesão com o concessionário;
  • Informar ao concessionário a atividade que será desenvolvida na unidade consumidora;
  • Fazer os pagamentos correspondentes aos serviços prestados pelo fornecimento da energia elétrica até a data do vencimento.
  • Manter os dados cadastrais atualizados (nome, telefone, CPF entre outros).

 

Quem Somos

As empresas do Grupo DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

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