Fuga de corrente
Emendas de fios mal feitas, fios desencapados e isolação desgastada causam fuga de corrente, choques e fazem com que a conta de energia aumente.
Para prevenir fugas de corrente, faça uma revisão periódica na instalação elétrica de sua residência.
Desconecte todos os eletrodomésticos das tomadas e desligue toda a iluminação. Mantenha ligados os disjuntores e as chaves de fusíveis localizados nos quadros de distribuição.
Verifique se o disco do medidor está girando. Se estiver, é sinal de que há fuga de energia ou algum problema no medidor.
Para localizar a falha, desligue a chave ou o disjuntor geral. Se o disco não parar, significa que há fuga de energia proveniente da instalação elétrica. Procure um eletricista capacitado ou entre em contato com a DME Distruibuição.
Identificando a fuga de energia
Uma causa muito comum de aumento na conta de energia elétrica é a existência de “fuga” de energia elétrica. Como nos vazamentos de água (cano furado, goteira, etc.), a “fuga” de energia ou corrente elétrica é também registrada pelo medidor, e você acaba pagando por ela.
As principais causas de “fuga” são: emendas de condutores mal feitas, condutores desencapados, mal dimensionados, ou com isolamento desgastado pelo tempo. Pode ser provocada, ainda, por eletrodomésticos defeituosos.
Para localizar esse defeito, basta seguir algumas dicas:
Instalações elétricas
Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as lâmpadas.
Verifique se o disco do medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, existe a “fuga” de energia elétrica.
Aparelhos eletrodomésticos
Desligue a chave geral e confira:
- Se o disco do medidor parar de funcionar, então o defeito é na instalação elétrica. Nesse caso, consulte um eletricista de sua confiança para localizar e efetuar a correção do defeito
- No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor caso o disco dê uma volta completa em menos de 15 minutos. Você deve consultar a DME Distribuição e solicitar a visita do técnico na sua residência.
Ligue novamente a chave geral, mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes.
Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste não pode ser feito com geladeira, freezer, rádio-relógio, videocassete ou qualquer outro aparelho que tenha um dispositivo automático para ligar e desligar. Mantenha estes equipamentos desligados da tomada na hora do teste.
Verifique o disco do medidor de energia. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada apresentam algum defeito. Ligue outro eletrodoméstico na mesma tomada e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar. Caso continue, o defeito está na tomada. Há ainda a possibilidade dos dois aparelhos estarem com defeito. Para confirmar, teste-o em outra tomada.