Programa de Eficiência Energética – Aquecimento Solar Residencial São Jorge

Descrição do Projeto

Foi realizada a inauguração do projeto de instalação de aquecimento solar e substituição de lâmpadas em 160 apartamentos, dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE) da DME Distribuição. O PEE é estabelecido nos contratos de concessão firmados entre as empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica e a ANEEL, e consiste em aplicar anualmente, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica. Para o cumprimento desta obrigação, as distribuidoras devem apresentar à ANEEL a qualquer tempo, projetos nesse sentido, observadas as diretrizes estabelecidas para a sua elaboração.

Informações

Para o Residencial São Jorge, o projeto de eficiência energética da DMED consistiu na instalação de 40 sistemas de aquecimento solar de 1.000 litros cada, o que representou 4 sistemas por bloco, sendo que cada um atende 4 residências e disponibilizará 250 litros de água quente exclusiva para banho, reduzindo assim o consumo de energia elétrica nos chuveiros. O projeto ainda contemplou a substituição de lâmpadas incandescentes de 60 e 100 W, por 5 lâmpadas fluorescentes compactas de 15 W para cada apartamento.

Com a instalação do sistema de aquecimento solar e a substituição de lâmpadas, a previsão de economia de energia é de 153.740 KWh/ano, aproximadamente 80,00 KWh por mês em cada apartamento, variando conforme o número de moradores e seus hábitos de economia de energia elétrica. Esta economia pode equivaler a uma redução de R$ 61,84 na conta de cada apartamento.

 

Quem Somos

As empresas do Grupo DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais